SEQUÊNCIA
DIDÁTICA
TEMA: LIXO:
PROBLEMAS E SOLUÇÕES
5ª
SÉRIE/6º ANO
1ª aula: Sensibilização
e introdução ao tema
Nesta primeira aula
será utilizada como sensibilização a análise de imagens e o vídeo Ilha das Flores e iniciará a discussão sobre a
problemática do lixo e a sustentabilidade do planeta.
TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO (IMAGENS)
|
||
|
||
|
||
|
||
|
||
|
|
||
|
||
|
||
|
||
|
||
|
2ª aula: Pesquisa
bibliográfica
Esta aula será dedicada
a pesquisas de livros didáticos e paradidáticos para que os alunos se
aprofundem no tema.
3ª aula: Pesquisa no
laboratório de informática.
Nesta aula, os alunos
farão uma pesquisa no ambiente virtual, se apropriando de textos, imagens e vídeos,
ampliando assim seus conceitos de sustentabilidade.
4ª aula: Discussão dos
conceitos estudados
Esta aula será dedicada
a discussões sobre a problemática do lixo e questão de sustentabilidade,
ampliando o enfoque para as discussões sobre o Aquecimento Global. Produção de
um questionário que será utilizado na pesquisa de campo.
Qual a
quantidade de lixo em Kg, que você produz por dia? Se você viver até aos 75
anos quantos Kg de lixo terá produzido durante toda sua vida?
Ex : 1 kg por
dia 365 kg por ano e 75 x 365 = 27.375 kg de lixo produzido durante sua vida.
5ª aula: Pesquisa de
campo
Nesta aula os alunos
visitarão o entorno da escola, mapeando os principais locais onde há lixo
depositado e coletar informações junto aos moradores sobre esse lixo, responder
o questionário feito na aula anterior.(visita a uma empresa de reciclagem)
6ª aula: Análise dos
resultados da pesquisa
Nesta aula será
realizada uma análise da pesquisa de campo realizada na aula anterior, e uma
discussão geral sobre o problema encontrado e apontar as soluções para diminuir
esse problema. Será produzido um panfleto com informações sobre o problema
causado pelo lixo para ser distribuído á
população (tarefa extraclasse)
7ª aula: Distribuição
dos panfletos
Nesta aula será feita a
distribuição dos panfletos onde se aproveitará para orientar a população sobre
os problemas do lixo bem como salientar a importância de se preservar o
ambiente e assim embutir na população o conceito de sustentabilidade.
8ª aula: Avaliação
Esta aula será dedicada
a realização de uma avaliação dessa sequencia didática, onde os alunos
escreverão um texto narrativo, tendo como norte algumas questões propostas pelo
professor ao longo dessa sequência didática.
Oi pessoal, ao postar as imagens sugeridas pelo Jean não apareceram, não consegui publicar elas.
ResponderExcluirAcho que tem que trocar a cor do pano de fundo do Blog, não tenho permissão para fazer essa mudança, acho que se colocar um fundo branco as letras vão aparecer.
Excluir